É o financiamento do saldo devedor da fatura do cartão de crédito quando não há possibilidade de pagamento do valor integral da fatura no vencimento, desde que haja ao menos o pagamento do valor mínimo da fatura.
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O rotativo do seu cartão Petrobras mudou
O BB tem uma informação importante para você
Já estão em vigor as novas regras para utilização do Crédito Rotativo do seu cartão de crédito, acionado quando não há o pagamento do valor integral da fatura do cartão de crédito em um determinado mês.
Na prática, o valor não pago da fatura anterior deverá ser liquidado até o próximo vencimento ou deverá ser contratado um parcelamento para que a fatura fique em dia. O pagamento do valor mínimo também deixa a fatura em dia, mas alertamos que essa não é a melhor opção para você. As novas regras estão em vigor desde 3 de abril, mas as mudanças serão percebidas nas faturas que vencem a partir de 3 de maio.
Caso não ocorra o pagamento do valor integral da sua fatura ou do valor mínimo, é possível contratar um parcelamento em até 24 vezes, por meio do bb.com.br, caixas eletrônicos, agências de relacionamento ou na Central de Atendimento BB. Caso você prefira o parcelamento em 24 vezes, basta pagar o valor exato da parcela indicada no campo específico da sua fatura, conforme exemplo abaixo:

Se você nao efetuar o pagamento do valor integral da fatura, nem contratação do parcelamento por iniciativa do cliente, no quinto dia útil após o vencimento, o BB poderá acionar o Parcelamento Automático em 24 vezes, desde que tenha ocorrido ao menos um pagamento superior ao da “entrada”, indicado nas faturas a partir de 3 de maio.
Como fica | ||
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ITEM | ATÉ ESTA FATURA | A PARTIR DA PRÓXIMA FATURA |
Prazo de permanência no rotativo | A critério do cliente, sujeito ao pagamento de juros e demais encargos | Limitado a um ciclo da fatura (+/- 30 dias) |
Composição do valor mínimo a pagar | 15% sobre o valor total da fatura | Saldo devedor e encargos da fatura anterior + 15% sobre o valor de novas compras + mensalidades de parcelamentos de faturas anteriores |
Parcelamento da fatura¹ | Contratação pelo cliente, em planos de 3 a 24 vezes, com juros menores que o do crédito rotativo | Não muda |
Parcelamento automático da fatura¹ | Não existe | Contratação pelo BB, caso o cliente pague qualquer valor menor que o valor mínimo, desde que seja superior ao valor da “entrada³ exigida” |
Quantidade de contratos de parcelamento² | Restrita a 1 (uma) operação | O cliente poderá contratar mais de uma operação de parcelamento de fatura |
1 - Sujeito à análise cadastral. 2 - Sujeito ao limite de crédito disponível. 3 - Informação disponível nas faturas que vencem a partir de 3 de maio. |
Para conferir as mudanças no seu contrato, acesse bb.com.br/ourocard - contratos e tabelas, cláusula 9.
O Banco do Brasil oferece diversas soluções para que você consiga se adequar às novas regras e usar o cartão de crédito a seu favor:
Controle de gastos pelo app Ourocard | Alertas de uso do cartão* | Parcelamento da fatura
* Disponível apenas para clientes correntistas BB
FAQ Mudanças no Rotativo
- O que é o crédito rotativo?
- Qual a principal diferença entre o antigo e o novo rotativo?
Na modalidade antiga, era permitido realizar o pagamento do mínimo a cada mês, fazendo com que a dívida da fatura antiga fosse unificada com novas compras. Na nova modalidade, o rotativo da fatura antiga deverá ser pago integralmente até a fatura seguinte, caso contrário você deverá fazer um parcelamento do saldo restante da fatura.
- Haverá parcelamento automático da fatura?
Sim. Caso você não parcele a fatura, será contratado um Parcelamento automático, mediante pagamento de qualquer valor, desde que seja igual ou superior ao valor da “entrada” informado na fatura e um valor menor do que o valor do pagamento mínimo.
- O parcelamento de fatura será apenas automático ou eu posso solicitar e escolher o plano de parcelamento mais adequado pra mim?
Sim. Da mesma forma que já ocorre atualmente, o cliente também continuará tendo a opção de escolher a opção de parcelamento que preferir nos canais do BB.
O melhor é que você escolha o parcelamento que seja mais adequado ao seu orçamento, escolhendo o valor e a quantidade de parcelas.
- Como ficará o limite rotativo do cartão após o parcelamento que você escolheu?
O saldo devedor da fatura é zerado, não incidindo mais juros do rotativo. O valor do parcelamento com os respectivos encargos impactará o limite do seu cartão.
- O valor mínimo da fatura vai mudar? Como fica?
Antes o valor mínimo era de 15% da fatura. A partir das mudanças valor mínimo passa a ser formado pelo saldo remanescente da fatura anterior + encargos do rotativo + 15% do valor mínimo dos novos gastos + parcelas de contratos de parcelamentos anteriores, caso existam.
- Como vai funcionar o parcelamento automático? O cliente vai poder escolher a quantidade de parcelas?
O acionamento do parcelamento automático se dará quando você não solicitar o parcelamento, mas fizer qualquer pagamento que fique entre o valor da entrada da condição de parcelamento em 24 vezes indicada na fatura e o valor mínimo..
No caso do parcelamento automático você não poderá escolher a quantidade de parcelas, que será sempre o plano de 24X ou o maior possível considerando a parcela mínima de R$10,00.
- Haverá limitação para quantidade de parcelamentos?
Não. Você poderá fazer vários parcelamentos, mas é importante lembrar que o valor do parcelamento impacta no limite de crédito do seu cartão.
- Poderei continuar a utilizar o meu cartão de crédito após realizar o parcelamento da minha fatura ou ficarei impedido até a liquidação do parcelamento?
Sim, você poderá continuar a utilizar normalmente o seu cartão de crédito desde que ainda possua limite disponível, pois o seu limite de crédito é impactado pelo valor do parcelamento. Caso o parcelamento tenha utilizado todo o seu limite de crédito, o mesmo será recomposto a medida que as parcelas forem pagas.
- Limites de rotativo/parcelado permanecem após a efetivação do parcelamento automático? Será gerada alguma restrição (impedimento para novas compras)?
O limite de crédito do seu cartão é impactado pelo valor do parcelamento e somente será liberado a medida que as parcelas forem pagas. Nesse caso você só poderá fazer novas compras se houver limite adicional disponível.
- Existe valor de limite mínimo total e de parcela para o parcelamento?
Não há limitação do valor total parcelado. Porém, há limitação no valor mínimo de R$ 10,00 para a parcela.
- As compras parceladas vincendas (próximas faturas) entrarão no parcelamento da fatura?
Não. O Parcelamento será realizado somente pelo valor do saldo devedor da fatura atual.
- Existe limite de quantidade de parcelamentos vigentes?
Não.
- Se eu não parcelar na segunda fatura, mas pagar o mínimo novamente, serei considerado inadimplente?
Não. Pagando o valor mínimo você poderá continuar utilizando o rotativo.
- Será possível antecipação do parcelamento automático?
Sim, será possível antecipar as parcelas para pagamento na próxima fatura.
- Se eu não fizer nenhum pagamento, o BB fará o parcelamento automático?
Não. Para que ocorra a contratação do parcelamento automático é necessário que você efetue o pagamento entre o valor de entrada do parcelamento ofertada na sua fatura e o valor mínimo, caso contrário você entrará em situação de inadimplência não sendo possível a efetivação do parcelamento.
- Quando eu solicitar um parcelamento como serão realizadas as cobranças do valor da entrada e demais parcelas?
O valor de entrada do parcelamento será agendado em sua conta corrente para a data de vencimento da fatura, mesmo que você não possua débito em conta da fatura do seu cartão de crédito. É necessário que você mantenha saldo suficiente na conta corrente para o débito do valor exato da parcela. As demais parcelas serão sempre lançadas nas suas faturas subsequentes.
- Caso eu já possua um parcelamento anterior à mudança, poderei reparcelar o parcelamento anterior? E fazer um novo parcelamento?
Você poderá fazer uma antecipação das parcelas e efetuar um novo parcelamento na próxima fatura.
- Quais as taxas do rotativo e as do parcelamento?
Clique aqui e veja as taxas de juros. (http://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/dicar/dwn/tabjurosVarejo2.pdf)
Fale com o BB
Atendimento Cartão Petrobras | 3003 0270 ou 0800 729 0270
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