Meio ambiente

CERTIFICAÇÕES BR
Iniciamos, em abril de 2000, o projeto Sistema de Gestão Integrada na Cadeia de Distribuição (SGI BR), para certificar as unidades operacionais da companhia. O SGI é um conjunto de práticas inter-relacionadas que atendem aos requisitos das seguintes normas:

 

NBR ISO 9001:2015 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

NBR ISO 14001:2015 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

OHSAS 18001:2007 SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

 

Atualmente, possuímos 18 unidades certificadas nas três normas. As unidades estão divididas em:

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E EFLUENTES
Nossa gestão de recursos hídricos e efluentes é feita por meio do gerenciamento das informações de forma integrada. Possuímos ferramentas de suporte ao planejamento do uso racional da água, contemplando dados qualitativos e quantitativos de entrada e saída da unidade, para a captação e geração de efluentes, bem como o registro dos seus parâmetros de monitoramento.

Os efluentes industriais das unidades operacionais são devidamente tratados e monitorados antes do seu lançamento no meio ambiente, de modo a garantir o atendimento à legislação vigente.

Com o objetivo de minimizar a geração de efluentes, contamos com um programa para otimizar o projeto dos sistemas de drenagem, em utilização nas novas unidades e em reformas de instalações existentes. Também trabalhamos na prevenção de vazamentos e na segregação entre correntes oleosas e pluviais em nossas unidades operacionais. Com o Programa de Efluentes BR buscamos diversas melhorias, estruturais e comportamentais, para reduzir perdas e entropias nos processos e a melhoria contínua da qualidade dos efluentes gerados.

Praticamos ações para o controle na geração de efluentes sanitários e na racionalização do consumo de água nas unidades por meio do reaproveitamento de água de chuva, reuso de água cinza, instalação de torneiras de redução de vazão e descargas de duplo acionamento.

GESTÃO DE RESÍDUOS
Monitoramos todo o processo de gestão dos resíduos de forma a garantir a segregação correta, o transporte e destinação apenas por empresas licenciadas. Também mantemos o controle dos inventários, emissão de manifestos de transporte e de destinação de resíduos, cumprindo a legislação relacionada ao tema. Toda a gestão das etapas e da documentação dos resíduos é feita por um sistema informatizado.

Além disso, também podemos destacar as principais ações da BR relacionadas ao tema:

Destinação de resíduos

A destinação de resíduos classe 1 – perigosos, é realizada conforme a legislação pertinente. Os resíduos oleosos gerados são encaminhados preferencialmente para coprocessamento em fornos de cimenteiras licenciadas – onde são destruídos com aproveitamento energético e as cinzas incorporadas ao cimento produzido.

Coleta de óleos lubrificantes usado - OLUC

Obedecemos à meta nacional de recolhimento de OLUC, que após recolhido é destinado à reciclagem através do processo de rerrefino, com posterior uso na produção de novos lubrificantes.

Programa Jogue Limpo

As embalagens plásticas de lubrificantes BR são recolhidas e destinadas de forma ambientalmente correta por meio do Instituto Jogue Limpo, programa de logística reversa do qual a BR é associada fundadora.

MENOR GERAÇÃO DE RESÍDUOS
Ações para redução de consumo de papel e de materiais descartáveis são realizadas durante todo o ano e nossa força de trabalho é incluída nas iniciativas de redução e segregação adequada dos resíduos. Em 2019 evitamos o descarte de aproximadamente 1 milhão de copos plásticos na nossa sede, com o estímulo ao uso de canecas e copos reutilizáveis. Leia mais sobre o Dia Sem Copo.

Nossa Fábrica de Lubrificantes vem aplicando, nos últimos anos, ações de redução na geração de resíduos, tais como: compra de aditivos e insumos a granel em substituição aos fornecidos em tambores e a reutilização de tambores na limpeza dos bicos de envase no momento da troca do produto.

CLIMA: NOSSO COMPROMISSO
Consideramos em nossa estratégia a ideia de um futuro baseado em uma economia de baixo carbono. Estamos comprometidos com o processo de transição para esse futuro e contribuímos de diferentes formas para este fim: reduzindo a intensidade das nossas emissões de gases de efeito estufa, desenvolvendo negócios em energias renováveis e atuando em conjunto com nossos fornecedores, clientes e parceiros.

Estaremos prontos para responder aos riscos e oportunidades que a mudança do clima possa nos apresentar, atuando nos seguintes temas: 

 

Nosso inventário de emissões é realizado por meio de sistema informatizado e submetidos anualmente à verificação por terceira parte, segundo a norma ISO 14.064, e enviados ao registro público do GHG Protocol.

Controlamos e monitoramos as emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs) por meio de tecnologias como selos e tetos flutuantes em tanques de armazenamento; o carregamento de combustíveis bottom-loading (“por baixo”), que reduz riscos de inalação dos gases e o regime de turbulência no enchimento dos caminhões-tanque, gerando menores emissões. Contamos também com unidades recuperadoras de vapor em algumas bases de distribuição.

PROTEÇÃO À BIODIVERSIDADE
Devido à extensão territorial e à variedade de nossas operações, temos constantes interações com áreas protegidas e sensíveis. A localização e caracterização dessas áreas são fundamentais para a gestão de diversos processos de SMS. A nossa gestão de riscos e impactos à biodiversidade busca minimizar os impactos tanto no desenvolvimento de novos empreendimentos quanto nas operações correntes.

Além disso, desenvolvemos orientações para nossa força de trabalho sobre a condução de operações rotineiras que tem interface com a flora e a fauna doméstica, sinantrópica e silvestre.

CONFORMIDADE LEGAL
A manutenção do compliance ambiental, também é uma prioridade para o nosso desenvolvimento ambiental sustentável. Monitoramos as licenças e demais autorizações legais referentes ao meio ambiente através de sistema informatizado.

Além disso, verificamos permanentemente o atendimento à legislação; adotamos, quando necessário, medidas destinadas à pronta correção de eventuais não conformidades; acompanhamos as mudanças que venham a ocorrer na legislação ambiental; identificamos novos cenários e atendemos aos preceitos legais e regulamentares durante todo o ciclo de vida das instalações, operações e produtos da empresa.


Transporte Ecoeficiente

O Programa Transporte Ecoeficiente foi criado para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa no transporte de nossos produtos. Conheça o tamanho desse desafio e os resultados já alcançados. Saiba mais.


Programa de Cultura Ambiental

Nosso Programa de Cultura Ambiental tem como objetivo fortalecer a prevenção de vazamentos e outros impactos ambientais gerados pelo nosso negócio, estimulando o protagonismo dos nossos colaboradores.

Conheça um pouco mais o Programa de Cultura Ambiental BR: