Produtos utilizados em indústria de tintas, extração de óleos e gorduras (fabricação de óleo de soja) e adesivos. Saiba mais.
O coque verde de petróleo (CVP) é um produto sólido produzido por meio do craqueamento térmico de óleos pesados em uma unidade de processo denominada Unidade de Coqueamento Retardado (UCR). Essa unidade permite que as refinarias consigam converter cargas de maior peso molecular, proveniente de fases de refino anteriores, em produtos leves de maior valor agregado como óleo diesel, naftas e GLP. O CVP é um dos produtos gerados nesse processo.
O CVP das refinarias da Petrobras apresenta baixo teor de enxofre, o que lhe confere maior valor no mercado e menor impacto ambiental durante sua aplicação. Além disso, possui elevado teor de carbono fixo, baixo teor de cinzas, elevado poder calorífico e alta estabilidade química. É também um produto insolúvel em água, não explosivo, não reativo e que apresenta um alto ponto de ignição.
As duas fontes do produto que abastecem o mercado nacional são a Petrobras, que comercializa CVP com baixo teor de enxofre (BTE), e a importação direta, por meio da qual as indústrias nacionais adquirem CVP com alto teor de enxofre (ATE).