Óleo Diesel

Óleo Diesel

Conheça os tipos de óleo diesel comercializados para seu veículo

Óleo Diesel

Nos postos Petrobras você encontra o óleo diesel que melhor atende às necessidades do seu veículo. São produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia e padrão de qualidade, como o Diesel Petrobras Podium, que contém aditivos especiais de última geração e duplo sistema de filtragem — ideal para SUVs e picapes —, o Diesel Aditivado Petrobras Grid (S-500 e S-10), que melhora o rendimento do motor e reduz as emissões, além do Diesel Comum (S-500 e S-10).

Para garantir uma menor emissão de gases e melhor desempenho do veículo, os veículos fabricados a partir de 2012 devem usar o diesel S-10 (diesel com apenas 10ppm de enxofre).

Fique atento! Veículos com o sistema EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) exige somente o uso do Diesel S-10, já o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), além do S-10, necessita do Flua Petrobras (Arla 32), um agente redutor que trata as emissões e garante a potência do motor.

  • DIESEL PETROBRAS PODIUM

    Contém aditivos de última geração, mantendo limpo o sistema de injeção.

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  • DIESEL ADITIVADO GRID

    Difere do óleo diesel comum pela presença de pacote multifuncional de aditivos.

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  • DIESEL S-10

    O diesel S-10 atende os modernos motores a diesel. A versão S-500 pode ser usada pelos demais motores a diesel.

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sobre o óleo diesel

Conheça as características do óleo diesel, as diferenças entre os motores e as formas de comercialização.

O que é?

O óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio e, em baixas concentrações, por enxofre, nitrogênio e oxigênio. É um combustível derivado do petróleo, inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. É utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) de automóveis, furgões, ônibus e caminhões.

Propriedades do óleo diesel

 

O motor é composto essencialmente pelos cilindros. Na parte superior de cada cilindro estão localizadas as válvulas de admissão de ar e de descarga dos gases de combustão. O combustível é injetado no cilindro em separado do ar, através de um sistema composto por uma bomba de alta pressão e um injetor. Os pistões são ligados pela biela com o eixo de manivelas, o qual transforma o movimento retilíneo dos pistões em movimento circular.

Nas máquinas diesel a combustão da mistura é iniciada pela autoignição do combustível, não existindo, portanto, nenhum sistema elétrico de ignição.

Diferença entre os motores

Propriedades do óleo diesel x desempenho do motor

PROPRIEDADE O QUE É? O QUE AFETA?
Densidade Massa contida em determinado volume Potência, emissões e economia de combustível
Viscosidade Tempo de escoamento do combustível em capilar padronizado Atomização, lubrificação do sistema de injeção
Destilação Faixa de temperatura de vaporização à pressão atmosférica Potência, fumaça, depósitos no motor
Número de cetano Qualidade de ignação Fumaça, partida a frio, ruído, economia de combustível, emissões
Teor de enxofre Enxofre total presente Desgaste de cilindros e anéis, depósitos no motor, emissões
Resíduo de carbono Tendência à formação de depósitos de carbono Depósito de coque em partes do motor
Estabilidade a oxidação Tendência à formação de borra, goma, aderente e escurecimento Estocagem, filtros, bicos injetores, bomba injetora
Cinzas Conteúdo de material inorgânico (teor elevado indica existência de contaminação) Acelera entupimento de filtros
Ponto de Fulgor Temperatura mais baixa na qual o produto se vaporiza em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável com ar Segurança, sistema de injeção tamponamento
Corrosividade ao cobre Potencial de corrosividade do produtos face a presença de enxofre e seus derivados Vida útil dos tanques, linhas e partes internas do motor
Ponto de entupimento Temperatura de início de cristalização de parafinas Entupimento de filtro, escoamento do combustível
Água e sedimentos Contaminação com água e impurezas Entupimento de filtro, desgaste de bomba, desgaste do bico injetor, borra no tanque, corrosão, combustão
  Diesel Podium S-10 Diesel Grid S-10 Diesel Comum S-10 Diesel Grid S-500 Diesel Comum S-500
Presença
de Biodiesel
Sim (7% em volume)
Presença
de Aditivos
Sim Sim Não Sim Não
Enxofre Total
máx. (ppm)
10 500
Conforme Resolução ANP Nº 50, de 23/12/2013
Número de
Cetano mín.
51 48 42
Coloração Incolor a amarelada (*)
Presença de corante vermelho no S-500 (**)
Filtração Complementar
nos postos
Sim Não
(*) Podendo alterar para marrom e alaranjada devido à coloração do biodiesel.
(**) Desde 1º de julho de 2012 o corante vermelho passou a ser adicionado ao S-500.

 


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