Querosene de aviação

Conheça nosso produto voltado a aeronaves com motor a turbina

O querosene é produzido por fracionamento do petróleo. É tratado para que atinja um bom desempenho final. É o combustível usado nas aeronaves com motores a turbina, seja jato-puro, turboélices ou turbofans.

TEM BOAS CARACTERÍSTICAS LUBRIFICANTES

APRESENTA RESISTÊNCIA A VARIAÇÕES DE TEMPERATURA E PRESSÃO


Mais informações sobre o querosene de aviação

  • Claro, límpido e isento de água não dissolvida e material sólido à temperatura ambiente.
  • É produzido por fracionamento por meio de destilação à presão atmosférica, seguindo de tratamentos e acabamentos.
  • Possui faixa de destilação entre 150ºC e 300ºC, sendo adequado à geração de energia por combustão em motores turbinados a gás de aeronaves.
  • Deve permanecer líquido e homogêneo até a zona de combustão das aeronaves, ter poder calorífico o mais elevado possível.
  • A especificação brasileira do QAV-1 é determinada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), sendo compatível com o Aviation Fuel Quality Requirements for Operated Systems (AFQRJOS) for JET A-1.
  • Para garantir a qualidade do produto até a entrega ao consumidor final, a Petrobras desenvolve, desde 1987, o Sistema de Garantia da Qualidade do JET A-1 (SGQ), que abrange toda a cadeia de distribuição, ou seja, desde a refinaria, passando por terminais marítimos e terrestres, bases, depósitos de aeroportos, até o abastecimento das aeronaves pela BR Aviation.
  • Outras denominações: Querosene de aviação, QAV-1
  • Código do produto: 641.
  • No Brasil, são produzidos dois tipos de querosene de aviação: QAV-1, de uso geral, com especificações alinhadas com as especificações do Jet A-1 da AFQRJOS; e Querosene de Aviação Especial para a Marinha do Brasil, também conhecido como JP5 ou combustível aeronaval, de uso específico.

Saiba mais

Ficha de segurançaQAV1 - Ficha de Segurança - FISPQ

Ficha de segurançaQAV1 Anti-Estático - Ficha de Segurança - FISPQ

ResoluçãoResolução ANP Nº 37, DE 01.12.2009 - DOU 02.12.2009


 


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