Diesel de Primeiro Enchimento ganha prêmio da ANP

A Petrobras Distribuidora, a Petrobras e a MAN Latin America desenvolveram o projeto de ‘Óleo Diesel de Primeiro Enchimento’ que conquistou o primeiro lugar no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018, na Categoria  “Transporte, Dutos, Refino, Abastecimento e Biocombustíveis”.

Nas cinco categorias do prêmio, concorreram 102  projetos de universidades, empresas petrolíferas e empresas brasileiras. A avaliação foi feita com base nos critérios de originalidade, relevância, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia, tendo como critério de desempate a produção científica e tecnológica. 

Óleo diesel de primeiro enchimento - As montadoras abastecem os veículos recém-fabricados com o mínimo de óleo diesel necessário para sua mobilidade. Este combustível fica exposto a grande quantidade de ar e, muitas vezes, fica estocado por longos períodos de tempo (aguardando exportação, demandas de mercado etc.), o que prejudica a qualidade original do óleo diesel. 

Este cenário criou a oportunidade de desenvolvimento de um óleo diesel aditivado, denominado de primeiro enchimento, que apresentasse maior estabilidade à oxidação durante a sua estocagem. O novo produto desenvolvido reduz a ocorrência de reações de oxidação por longo tempo em função da sua elevada estabilidade, minimizando a formação de depósitos no sistema de injeção e a consequente ocorrência de problemas operacionais dos veículos, como redução de custos de troca de peças e ganhos de confiabilidade.

“Receber o prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018 nos enche de orgulho, pois demonstra a capacidade de inovação do Sistema Petrobras e de como podemos cocriar produtos relevantes no mercado de montadoras, através de intensa interação com os nossos clientes”, comentou Luiz Claudio Mandarino, gerente de Marketing de Mercado Corporativo.

Combustíveis Customizados - Somos grandes parceiros das indústrias automobilística e de autopeças. Por isso, oferecemos os Combustíveis Customizados Petrobras, uma linha completa de gasolinas e óleos diesel desenvolvidos especialmente para estes segmentos. Conheça a linha de Combustíveis Customizados Petrobras