Petrobras Distribuidora lança o Lubrax Top Turbo PRO

Novo lubrificante para o segmento de grandes consumidores atende, e supera, requisitos dos sistemas de controle de emissões dos mais modernos motores a diesel

15 de janeiro de 2019, às 14h30

A Petrobras Distribuidora inicia 2019 com o lançamento do Lubrax Top Turbo PRO, óleo lubrificante multiviscoso, de elevado desempenho, para motores diesel, com a tecnologia API CK-4, o maior nível da categoria.

O novo lubrificante é adequado para os sistemas de controle de emissões que equipam os veículos rodoviários da frota nacional fabricados a partir de 2012, que seguem os requisitos do Proconve P7 (EURO 5), e para as máquinas agrícolas e de construção civil que seguem os requisitos do Proconve MAR1 (TIER 3). E vai além: o novo óleo já atende aos requisitos das tecnologias EURO 6 / TIER 4, sem deixar de ser compatível com motores mais antigos.

As projeções para o mercado de veículos pesados neste ano apontam para a continuidade do crescimento registrado em 2018, de 46,5% para caminhões e 12,7% para máquinas agrícolas, segundo dados da Anfavea. “A BR está em sintonia com essas projeções e, com o Top Turbo PRO, também se antecipa às novas exigências que virão para os motores com sistemas de controles de emissão EURO 6”, afirma Kleber Café Lins, gerente de Marketing e Desempenho de Lubrificantes da Petrobras Distribuidora.

O novo integrante da linha Lubrax possui grau de viscosidade SAE 15W-40, largamente aplicado nos segmentos rodoviário, agrícola e de construção civil/off-road; tem elevada resistência contra oxidação, o que garante maior vida útil ao lubrificante; alta proteção contra desgaste, mantendo a durabilidade dos componentes do motor; e maior controle da viscosidade, permitindo a adequada operação em altas temperatura e no momento da partida do motor.

Ao mesmo tempo em que promove a limpeza do pistão e o controle da fuligem, o que traz maior eficiência para o motor, o Lubrax Top Turbo PRO permite o controle eficaz de aeração do óleo, garantindo o bom funcionamento dos novos sistemas de abertura variável das válvulas de admissão e exaustão da câmara de combustão; sendo compatível com a utilização do óleo diesel rodoviário (S10 e S500) com biodiesel (B10), já considerando o futuro aumento de teor (B15) previsto para 2023, contribuindo para o controle da oxidação e na redução da formação de borra no motor.

Especificações – Lubrax Top Turbo PRO atende ao nível de desempenho API CK-4 e supera os requisitos das especificações anteriores (API CJ-4, API CI-4 PLUS, API CI-4, API CH-4 e inferiores) e à atualização 2016 da Norma ACEA E9. Além disso, atende às normas de variados fabricantes de motores como: MB-Approval 228.31, Volvo VDS-4.5, Mack EO-S-4.5 (API CK-4), Renault RLD-4, Cummins 20086, Caterpillar ECF-3, Ford WSS-M2C171-F1 (API CK-4, Test), Detroit Diesel DFS 93K222 (API CK-4) e JASO DH-2-2015.

Embalagem – O novo óleo é comercializado em frascos de 3 litros, bombona de 20 litros, tambor de 200 litros e a granel. O resgate da cor laranja na embalagem foi sugerido pelos próprios revendedores, uma vez que, no lançamento do Lubrax Top Turbo, em 1998, a bombona plástica de 20 litros era naquela cor, identidade visual que permaneceu até 2010.

Os lubrificantes da linha Lubrax são produzidos na fábrica da Petrobras Distribuidora localizada no município de Duque de Caxias (RJ), maior planta industrial do gênero em um único site, na América Latina. A linha completa é composta por mais de 150 produtos, para aplicações automotivas, industriais, ferroviárias e também embarcações, além de graxas e outros.