Ouvidoria

Nosso maior compromisso é responder as demandas com isenção e imparcialidade

Ouvidoria

A Ouvidoria atende clientes, parceiros comerciais, força de trabalho e a sociedade em geral, por meio do tratamento de reclamações e denúncias, guardando a confidencialidade e sigilo necessários.

Isenta e democrática, parte integrante do Sistema de Integridade da BR Distribuidora, a Ouvidoria atua na defesa dos legítimos interesses dos diversos públicos que se relacionam com a empresa e, ao garantir transparência administrativa, respeito aos direitos e princípios éticos, contribui com os resultados empresariais da BR Distribuidora e com a sua sustentabilidade.

É seu dever auxiliar na resolução de problemas e na mediação de conflitos, corrigir falhas, agilizar procedimentos, aprimorar processos ou mesmo reafirmar uma informação já prestada pela companhia, de acordo com os princípios definidos pela Alta Administração, previstos no Código de Ética e nas demais normas e procedimentos da BR Distribuidora.

A Ouvidoria não tem função executiva e não substitui nenhum canal gerencial estabelecido na empresa. Ela atua na ponderação e na apreciação das questões apresentadas ao analisar sua legitimidade, por isso pode emitir recomendações para a melhoria da gestão e dos processos da Companhia.

O que não faz parte do trabalho da Ouvidoria?

  • Tomar decisões, pois a empresa é representada por seu corpo gerencial;
  • Tratar de solicitações de informação de caráter genérico, desproporcional, desarrazoado ou que exijam trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações;
  • Tratar manifestações que relatem questões privadas e pessoais sem relação com a atuação da BR Distribuidora;
  • Atuar como autoridade policial, investigativa ou punitiva, porque para isso existem as instituições adequadas;
  • Substituir a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão federal responsável pela regulação e fiscalização do mercado de combustíveis;
  • Interferir em assuntos de caráter estritamente comercial entre a Petrobras Distribuidora e seus parceiros, tais como negociações contratuais e políticas de preços;
  • Intervir na administração dos postos revendedores BR Distribuidora;
  • Tratar demandas que estejam na esfera judicial, exceto quando possível a mediação para acordo.

PORTFÓLIO DE OUVIDORIA
Conheça os serviços e produtos da Ouvidoria da BR com as formas de atendimento e as principais atuações.
Saiba mais

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

Para o envio de dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionados aos programas, produtos e serviços oferecidos, você deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo número 4090-1337 (regiões metropolitanas) ou 0800 770 1337 (demais regiões), ou pelo formulário disponível no site www.br.com.br/faleconosco.

Em casos de suspeita de qualidade do combustível, suspeita de adulteração de bombas ou mau atendimento em postos revendedores, entre em contato através do formulário abaixo:

ou via telefone (21) 2354-2000, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

 


Canal de Ética

Para o registro de denúncias de irregularidades relacionadas a fraude e corrupção, danos patrimoniais e extrapatrimoniais, violência psicológica no trabalho e violações às normas de segurança, meio ambiente e saúde (SMS) e às normas de segurança da informação, a orientação é utilizar o Canal de Ética.


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