Estratégia

Estratégia

Aqui você encontra nossos valores e missão. Confira também nossa visão de futuro e o plano estratégico para 2030.

Estratégia

Missão
"Distribuir, industrializar e comercializar derivados de petróleo e seus correlatos com competitividade, rentabilidade e responsabilidade social e ambiental."

Visão de futuro para 2030
"Ser a referência no mercado de distribuição, inovando e agregando valor aos negócios com atuação segura e responsabilidade socioambiental, fortalecendo a marca Petrobras."


Valores Petrobras

Plano Estratégico

Respeito à vida e às pessoas e ao meio ambiente

  • Consideramos a vida acima de tudo e damos especial atenção à saúde e à segurança.
  • Zelamos pelo meio ambiente e comunidades que são afetadas pela atuação da Companhia.
  • Valorizamos e respeitamos as pessoas, a diversidade humana e cultural e a pluralidade de pensamento.

Ética e Transparência

  • Agimos com integridade, coerência e transparência nas relações com pessoas e instituições.
  • Praticamos comunicação interna e externa franca e aberta.
  • Atuamos em conformidade com a legislação e com as normas da Companhia e requeremos dos outros a mesma postura no relacionamento com a Petrobras.

Superação e Confiança

  • Encaramos os desafios com coragem e determinação.
  • Investimos nas relações de confiança e autonomia com responsabilidade.
  • Exploramos novas formas de pensamento e de ação que permitam avançar no nosso conhecimento técnico e em nossa capacidade tecnológica, fortalecendo constantemente nossas competências críticas.
  • Temos uma postura pioneira e proativa e nos orgulhamos de nossas conquistas e da superação de adversidades.
  • Somos realistas no momento de reconhecer nossas forças e ágeis para corrigir nossas falhas.

Orientação ao Mercado

  • Conhecemos as tendências de mercado e demandas dos clientes, traduzindo-as em oportunidades de negócios.
  • Estamos atentos aos movimentos de nossos concorrentes e demais públicos de interesse.
  • Buscamos colaborações e parcerias que acelerem nossa capacidade de entregar o que o mercado requer.

Resultados

  • Visamos a geração de valor para o acionista e a sociedade.
  • • Buscamos o sucesso dos negócios com foco em disciplina de capital, gestão de custos e rentabilidade.
  • • Promovemos uma cultura organizacional meritocrática e voltada para resultados.
  • • Investimos na atração, desenvolvimento e retenção de talentos como um diferencial para o desempenho da Petrobras.
  • • Estimulamos o trabalho cooperativo e somos comprometidos com a produtividade e com a sustentabilidade da companhia.
  • • Operamos de forma integrada e contribuímos para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atuamos.
 

Focos de Desempenho

Focos de Desempenho

Os focos de desempenho da companhia devem garantir a sustentabilidade da empresa no longo prazo. A Petrobras Distribuidora orienta-se pela busca do crescimento (aumento de vendas, ampliação da capacidade logística), da rentabilidade (agregação de valor ao negócio) e da consolidação das práticas de responsabilidade social e ambiental.


Posicionamento Estratégico

Em janeiro de 2016, o Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora validou um novo posicionamento estratégico que, em linhas gerais, define a BR, em 2030, como referência em rentabilidade, marca, sustentabilidade e inovação. Este posicionamento irá direcionar a revisão do plano estratégico da companhia, que está em andamento.


Participação da Petrobras Distribuidora (%) no mercado nacional

O Plano de Negócios e Gestão BR 2017-2021 contempla, em 2021, crescimento da participação da empresa no setor e alinhamento com o objetivo de ampliar a rentabilidade da empresa num cenário de demanda menos aquecida.

Mercado de combustíveis e lubrificantes no Brasil


Indicadores e Metas da Petrobras Distribuidora

Confira abaixo o indicador que mostra o comprometimento da Petrobras Distribuidora com o aspecto ambiental:

VAZO

VOLUME DE VAZAMENTO DE ÓLEO (m³)


Além disso, a Petrobras Distribuidora também tem metas direcionadas para sua força de trabalho:

TOR

Taxa de Frequência de Ocorrências Registráveis (Acidentados/HHER)

ISE

Índice de Satisfação dos Empregrados (%)
HHER = Horas – Homem de Exposição ao Risco
PAN – Orçamento do Ano Corrente
PNG – Plano de Negócios e Gestão 2016 - 2020

 


Investimentos

De forma a viabilizar o alcance das metas estabelecidas no Plano de Negócios e Gestão 2017-2021, estão previstos para o período investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões. Um aumento de 22,4% em relação ao PNG anterior.

Plano de Negócios e Gestão 2017 - 2021 (R$ milhões)


Sistema de gestão integrada

iniciamos, em abril de 2000, o projeto Sistema de Gestão Integrada na Cadeia de Distribuição (SGI BR), para certificar as unidades operacionais da companhia. O SGI é um conjunto de práticas inter-relacionadas que atendem aos requisitos das seguintes normas:

NBR ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade

Objetivo: Sistema de gestão com abordagem por processos para atendimento a requisitos dos clientes.

Confira os certificados


NBR ISO 14001:2004 – Sistema de Gestão Ambiental

Objetivo: Sistema de gestão ambiental que leva em conta requisitos legais, requisitos próprios, aspectos e impactos ambientais significativos, permitindo controlar os riscos de acidentes ambientais.

Confira os certificados


OHSAS 18001:2007 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Objetivo: Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional que leva em conta requisitos legais, requisitos próprios, perigos e danos, permitindo controlar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Confira os certificados