BR Distribuidora e Clique Retire assinam parceria para instalar rede de autoatendimento de e-commerce na BR Mania

Nos próximos dois anos, Rio e São Paulo ganharão 400 terminais inteligentes

A BR Distribuidora e a Clique Retire firmaram uma parceria no fim de agosto para implantação de uma rede de terminais inteligentes de autoatendimento para entrega de encomendas de e-commerce em postos de serviço de bandeira Petrobras. A iniciativa será lançada em São Paulo e no Rio de Janeiro, que já conta com parceria similar no Metrô Rio (Grupo Invepar).

Num período de até 24 meses, serão instalados pelo menos 400 terminais inteligentes em postos BR, preferencialmente naqueles que têm lojas de conveniência BR Mania, e o objetivo é alcançar 1.600 terminais na rede, em cinco anos. Nesse mesmo horizonte, a Clique Retire prevê uma base de 10 mil terminais ativos no país.

Os terminais serão instalados em pontos estratégicos de grandes centros urbanos, com alto fluxo de pessoas, criando a estrutura para envio, retirada e devolução de mercadorias. Do total de 7.800 postos Petrobras em todo o país, há mais de 1.200 com lojas de conveniência BR Mania, e grande parte destes já manifestou interesse em receber os terminais da Clique Retire.

Essa parceria reforça a capilaridade para atendimento a clientes atualmente excluídos do comércio virtual. O terminal oferece um endereço alternativo para esses consumidores, eliminando as dificuldades de entrega por não estarem em casa, não possuírem porteiros ou haver restrição de acesso a serviços postais.

Ao oferecer o serviço da Clique Retire na rede de postos com sua bandeira, a BR Distribuidora agrega benefícios a seus clientes tradicionais, atraindo novos consumidores às lojas BR Mania e incrementando a receita ao estabelecimento local. “Com esta parceria, os clientes dos postos BR terão acesso aos mais de 40 milhões de itens do e-commerce em seu posto favorito, para buscar quando quiserem, de domingo a domingo”, diz Márcio Artiaga, presidente da Clique Retire.

Para Leonardo Burgos, executivo de Negócios de Varejo da BR, “a parceria com a Clique Retire é um passo na direção de oferecer conveniência e comodidade à população de grandes centros, aproveitando a capilaridade da rede de postos BR”.

Os terminais inteligentes de autoatendimento também poderão futuramente ser usados para a entrega de produtos da rede BR comprados online, separados na loja e disponibilizados nos terminais para a retirada automática pelos clientes. Este serviço é mundialmente conhecido como PUDO – Pick Up Drop Off.

A rede de terminais servirá como ponto de apoio logístico – ou mini-hubs de distribuição – para outras marcas do varejo eletrônico, bem como para empresas de home-delivery de restaurantes e lavanderias, por exemplo.

Liderança - A BR Distribuidora é líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com mais de 7.800 postos de serviço com sua bandeira, atuando também com as franquias de conveniência BR Mania e Lubrax. No mercado B2B, seu portfólio inclui aproximadamente 14 mil grandes clientes, em segmentos como aviação, transporte, produtos químicos, supply house e energia.

Já a Clique Retire é uma empresa brasileira, associada a Pakpobox de Hong Kong, China, um das maiores operadoras de terminais inteligentes no mundo, com mais de 2 mil terminais em operação em 14 países.

Juntas, as duas parceiras implementam uma solução tecnologicamente inovadora e socialmente inclusiva, em linha com as tendências mundiais de transformação das “Cidades Inteligentes”. A rede de autoatendimento de terminais do e-commerce dá cidadania a novos consumidores, otimiza o tráfego urbano e reduz a poluição com a emissão de gases de efeito estufa.